terça-feira, 15 de outubro de 2013

André Alves Pinto - Uma Professora Muito Maluquinha

Imagem: Google Imagens/Rerodução


Elenco:


Paola Oliveira, Chico Anysio, Suely Franco, Joaquim Lopes, Ricardo Pereira, Max Fercondini, Rodrigo Pandolfo, Lys Araujo, Elisa Pinheiro
Direção:André Alves Pinto
Nacionalidade:Brasileira
Gênero:Comédia

Ano:                  2010




Sobre: Depois de estudar na capital, a jovem Cate, 18 anos, volta a sua cidadezinha no interior de Minas Gerais, para dar aulas na escola primária. Entusiasmada, livre e comunicativa, ela conquista os alunos no ato, mas seu comportamento de vanguarda não agrada às professoras conservadoras da década de 1940.

Opinião: Para homenagear nossos queridos e importantes professores, eis que a Sessão da Tarde exibiu um filme que traduz de forma simples, cômica e emocionante o valor dos profissionais da educação que lutam, mesmo que com poucos recursos, pelo ensino de qualidade aos alunos.

Para melhorar ainda mais, estamos nos referindo a um filme brasileiro. Corriqueiramente me pego criticando as produções nacionais pelo enredo que elas apresentam. Um enredo que muitas das vezes têm como pano de fundo não a história em si, mas as cenas íntimas que os brasileiros sabem colocar em filmes e novelas. 

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Goole Imagens/Reprodução

Imagem: Google Imagens/Reprodução

Uma Professora Muito Maluquinha não é um filme especificamente pra crianças, mas para todos aqueles que admiram boas histórias e filmes que tem uma mensagem a passar.
Ambientado em Minas Gerais da década de 1940, viajamos da parte histórica do Estado ao interior, com as fazendas e a natureza rica da região.

Atores renomados fizeram do filme algo ainda mais rico. Com o talentoso Chico Anysio fazendo o papel do Monsenhor Aristides - um padre muito simpático que está sempre a escutar os pedidos de conselho e as reclamações do povo -, Suely Franco interpretando tia Cida, e Max Fercondine, Ricardo Pereira, Rodrigo Pandolfo e outros atores  fazendo o papel dos admiradores da Professora Cate que vivem no bar comentando sua beleza, o filme é um prato cheio.

E é claro que não posso esquecer das crianças que atuaram super bem e deram o ar da graça em todo o filme. 
Luizinho é uma criança que narra durante todo o filme a história da Professora Cate e de todos os moradores da cidade. Motivado pelos pais, o menino começa a estudar na cidade e aprende muito com a inteligente professora.

Referencias históricas como a Segunda Guerra Mundial, o filme Cleópatra, Os Três Mosqueteiros e outros, foram feitas durante o filme. Interessante foi observar a preocupação das crianças no que diz respeito a Guerra, pois imaginavam que as bombas atômicas poderiam atingir a cidade - pensamento que foi sanado após as aulas de Geografia.

Uma Professora Muito Maluquinha é um ótimo filme, recomendado e típico de Sessão da Tarde. Fico feliz de a Rede Globo ter voltado a passar alguns filmes bons nesse horário.



Tiago Vieira.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário